Bola Vegetariana de Alho

08:38


Hoje trago-vos uma receita inteiramente inventada por mim e pela minha avó, uma mistura das minhas vegetarianices com seu o conhecimento e experiência! O resultado ficou uma delícia, só podia partilhar convosco. Muito mais do que uma típica bola, todo esse sabor e textura com um novo toque, experimenta!


Ingredientes Massa:
500g farinha
50g fermento padeiro
1 chávena de leite morno (200ml)
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de sal
150g de manteiga
3 ovos inteiros
 1 gema para pincelar

Ingredientes Recheio:
2/3 cabeças alho picado
orégãos q.b.
noz moscada q.b.
azeite 
queijo mozarella ralado (apenas uma fina camada)
azeitonas aos bocadinhos (quantidade a gosto)


Preparação:

Coloca-se a farinha numa bacia e no centro deita-se os ovos, açúcar, sal, manteiga derretida e o leite, com o fermento, bem morno. Mistura-se e bate-se muito bem a massa até esta fazer bolhas de ar.
De seguida, estende-se numa travessa (15x30) a primeira metade da massa com a ajuda de uma colher molhada com água (senão, a massa agarra-se à colher). Depois de ter a primeira camada de massa, pincela-se uma fina camada de azeite e distribui-se os restantes ingredientes de forma uniforme. Por fim, estende-se em cima a massa, também com a ajuda da colher, e volta-se a colocar azeite no topo. Perto de uma fonte de calor, como o forno ligado ou uma lareira, colocar a preparação a levedar durante 30 a 45 minutos. Antes de levar ao forno, pincela-se uma gema no topo do bolo e leva-se ao forno até estar dourada!


O resultado é uma textura super fofa, com aquele sabor típico de massa de bola e o toque de alho que fica uma maravilha! 

Bons cozinhados,
Mónica

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários